39.png

ANGELUS PLANO FUNERAL FAMILIAR

Matriz: Av. Prof. Oscar Pereira, 225
Azenha / Porto Alegre / RS / 51 3235.7400

Filial: Rua Cândido Machado, 362, loja 5
Centro / Canoas / RS / 51 3468.6688

ANGELUS MEMORIAL
E CREMATÓRIO

Av. Porto Alegre, 320
Medianeira / Porto Alegre / RS
51 3235.7474 / 0800 51 228

ANGELUS SERVIÇOS FUNERÁRIOS

Matriz: Av. Prof. Oscar Pereira, 235 / Azenha
Porto Alegre / RS / 51 3406.1100 / 0800 51 2228

Filial: Av. Venâncio Aires, 1151 (em frente ao HPS)
Bom Fim / Porto Alegre / RS / 51 3331.4000

142.png
141.png
37.png
36.png

CONHEÇA O

SAIBA MAIS

    A evolução da marca e dos prêmios do Grupo Angelus

    Quando as pessoas visualizam a marca de uma empresa não imaginam o que está por trás dessa imagem, quando foi criada, se mudou, quem são as pessoas que fazem essa história. E não seria diferente com o Grupo Angelus. No Rio Grande do Sul, a organização é formada por cinco empresas que atuam sob o guarda-chuva da marca Angelus. A Angelus Serviços Funerários é a empresa mater e foi, oficialmente, inaugurada em outubro de 1988 pelo empresário Ary Bortolotto. Até 2016, chamava-se Funerária Angelus, mas com o objetivo de reforçar o nome comercial “Angelus” passou à frente da identificação do negócio “Serviços Funerários”. Essa lógica foi mantida para as demais empresas do grupo.

    Ganhadora do Top Of Mind, da Revista Amanhã, desde 2017 e do Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio em 2019, em 2016 a empresa promoveu o reposicionamento da marca, deixando de ser uma funerária que presta vários serviços e comercializa diversos produtos para assumir o formato de uma holding que opera no segmento funerário. Com isso, foi desenvolvida uma logomarca para cada empresa do grupo e posicionamento de cada negócio no mercado. A mudança foi percebida pelos públicos-alvo de cada negócio.

    Os Serviços Funerários respondem por 37% do total de sepultamentos atendidos pelas 23 empresas do setor de Porto Alegre. O diferencial percebido é a “qualidade no atendimento” dos familiares, reforçando o fortalecimento do conceito de “Padrão de Excelência Angelus”.

    A Angelus Plano Funeral Familiar já existia como empresa antes da unificação das atividades existentes e não era percebida pelo mercado como tal, pois estava vinculado à funerária. A partir de 2016, com uma logomarca própria, assumiu maior visibilidade. Com um efeito psicológico similar ao “tenho, mas não quero usar”, a empresa agregou serviços que podem ser utilizados “em vida” tais como o Serviço Gratuito de Orientação Médica por Telefone; Serviço de Assistência Jurídica (SAJ); Serviço de Assistência Psicológica (SAP) e Rede Conveniada, na qual o associado usufrui de descontos exclusivos (eventualmente gratuidades) junto a empresas e profissionais liberais. Estes benefícios são extracontratuais e oferecem benefícios aos mais de 120 mil associado, principalmente na área da saúde.

    A Angelus Coroas & Flores também existe como empresa (CNPJ) e passou a ter “identidade pública” a partir de 2016. O grupo aposta que há imenso potencial para ampliar esse negócio por meio de e-commerce.

    O Angelus Crematório, instalado em Capão do Leão (RS), foi entregue à comunidade em 2015 com o nome de Crematório Angelus, sendo mais um serviço da funerária em Porto Alegre a partir da oferta de um serviço mais acessível. Com a inauguração do Angelus Memorial e Crematório, em Porto Alegre no final de 2018, a marca Angelus Crematório tende a se tornar obscura, ou seja, deixa de ser oferecida publicamente embora continue sendo usada internamente.

    O Angelus Memorial e Crematório foi entregue à comunidade da capital e região metropolitana em novembro de 2018. Trata-se de um complexo funerário de 9.000 metros quadrados distribuído em oito andares sendo três para o cemitério vertical, um para crematório e área de serviços. Conta com um salão de cerimonial automatizado com capacidade para 142 pessoas sentadas, seis capelas climatizadas para homenagens dotadas de salas para repouso privativas com sanitários, equipadas com frigobar, cafeteira, bebedouro e chaise longue.

    A representação gráfica da marca, por meio de um ícone, era composta pela letra “A” envolta num semicírculo que aludia à ideia de um sol poente que, por sua vez, remetia ao conceito de finitude. Em 2016 sofreu sua primeira alteração, tendo como definição repaginá-la sem, contudo, afastar-se do design original. A opção foi manter o “a”, mas não mais envolto em um semicírculo, e sim numa elipse que se assemelha a uma “arroba”, ou seja, ainda preservava a memória do design original porém agregando a ideia de modernidade.

    Além do ícone, o leterring passou por uma suave mudança, quase imperceptíveis ao olhar de um leigo. passando a ser utilizados separadamente de acordo com a aplicação nas peças publicitárias. O ícone e o lettering passaram a ser utilizados separadamente de acordo com a aplicação. A cor também mudou. A logomarca dourada representa o Grupo Angelus, a marca “guarda-chuva” do grupo.

    A partir de 2016, todas empresas do grupo passaram a ter logomarcas próprias nas versões horizontal e vertical. Cada empresa tem uma combinação de cores próprias com o dourado do grupo.

    1. Grupo Angelus – Dourado puro | Representa sucesso

    2. Angelus Serviços Funerários – Dois tons de cinza + dourado | Representa sobriedade

    3. Angelus Planos Funerários – Dois tons de azul + dourado | Representa credibilidade

    4. Angelus Coroas & Flores – Dois tons de rosa + dourado | Representa leveza

    5. Angelus Crematório – Dois tons de verde + dourado | Representa natureza

    6. Angelus Memorial e Crematório ­– Dois tons de roxo + dourado | Representa espiritualidade

    O QUE SIGNIFICA:

    Nome comercial – ou nome fantasia, nome de fantasia, nome de marca, ou nome de fachada – é a designação popular do estabelecimento utilizada por uma instituição (empresa, associação etc.), seja pública ou privada, sob o qual ela se torna conhecida do público.

    Marca – é a representação simbólica de uma organização, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Juridicamente, diz-se que marca nunca é uma representação simbólica de uma entidade, mas sim de produtos ou serviços, relacionando-os com uma pessoa ou determinada entidade. Já do ponto de vista do marketing, marca é – em essência – uma promessa da empresa em fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços aos compradores. Tal como uma pessoa, uma marca tem uma identidade física ou formal, um carácter, uma personalidade ligada à sua história e aos seus valores fundamentais (identidade cultural da marca).

    Logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca.

    Logomarca é o desenho de um símbolo que representa a empresa, associado ao nome, mas que não obrigatoriamente utiliza tipos (ou letras).