Auxílio funeral ou assistência funeral: qual contratar?
top of page
  • Foto do escritorPlano Angelus

Auxílio funeral ou assistência funeral: qual contratar?

Poder contar com um serviço de Auxílio Funeral ou Assistência Funeral faz toda a diferença na hora do luto. Embora a única certeza da vida seja a morte — como dizem os clichês — ninguém está preparado para esse momento.


Por se tratar de um momento burocrático, é impossível apenas se recolher ao luto. Neste artigo vamos abordar a diferença entre as duas coberturas para ajudar você a refletir sobre qual a melhor opção para enfrentar esse momento de forma tranquila.


vendedor de plano de assistência funeral

| Diferença entre auxílio funeral e Assistência funeral


Embora algumas empresas utilizem os termos auxílio funeral e assistência funeral como sinônimos, há diferenças entre os dois serviços.


A principal característica do auxílio funeral é a flexibilidade, já que ele funciona como uma espécie de reembolso. Quando ocorre um falecimento, os familiares precisam ir atrás de todos os trâmites legais para velório e sepultamento. Ao final do processo, devem comprovar os custos para serem reembolsados, de acordo com o limite do valor contratado.


Por outro lado, a assistência funeral é o amparo que as famílias precisam em um momento tão difícil. Basta comunicar o óbito à empresa contratada e ela providenciará toda a assistência necessária para que o funeral aconteça.


O serviço inclui traslado, preparação do corpo (tanatopraxia), urna, coroa de flores, local para velório, cortejo, entre outros serviços previamente negociados. O assegurado precisa desembolsar valores apenas se desejar algum serviço extra que não tenha sido previamente contratado.


Caso não haja acréscimos de serviços, no momento do óbito não há necessidade de negociação ou desembolso de qualquer valor adicional.


Flexibilidade X Comodidade


Se por um lado o auxílio funeral permite que o segurado escolha a empresa que prestará todos os serviços, na assistência funeral basta contratar, escolher antecipadamente o serviço e pagar a mensalidade.


| Qual escolher?


Considerando os planos para o futuro, o impacto da notícia de um falecimento e os próprios custos de um serviço funeral — que não é barato — não há dúvidas de que a assistência funeral é mais vantajosa.


Lembre-se sempre de que, mesmo que o auxílio promova o reembolso, os serviços deverão ser escolhidos, contratados e pagos no momento do óbito com recursos próprios.

Isso pode gerar até mais trabalho, já que existe toda a burocracia envolvida em relação às notas fiscais, obrigatórias para garantir o dinheiro de volta.


| Vantagens de contar com o Plano Angelus


O Plano Angelus é o maior prestador de assistência funeral do sul do Brasil. Além da tradicional assistência funeral, estruturas aconchegantes, serviço humanizado e com padrões de qualidade nacionalmente reconhecido, os associados contam com seguros e benefícios em vida que protegem sua família e seu patrimônio em várias situações.


Mesmo conhecendo as diferenças entre assistência funeral e auxílio funeral, antes de fechar o plano ideal para você, conheça a cobertura do Plano Angelus.


São mais de 50 anos de experiência em cuidar de pessoas e amparar famílias.


bottom of page