• Plano Angelus

Dia do Gaúcho: confira 3 curiosidades sobre o povo do Rio Grande do Sul

Dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho. Nascer no Rio Grande do Sul é um motivo de orgulho tão grande que, desde 1996, é feriado em todo o estado.


O Dia do Gaúcho marca o início da Revolução Farroupilha, revolta civil mais longa do Brasil e motivo de orgulho ao povo sul-rio-grandense. Ainda que tenham perdido a batalha para o governo imperial, celebram a data e homenageiam os combatentes com muito respeito.


Se você quer saber mais sobre a história do Rio Grande do Sul, separamos algumas curiosidades sobre o estado e seus nativos. Acompanhe.

Seamana Farroupilha - 3 Curiosidades sobre os gaúchos

| Chimarrão


Uma das maiores expressões das tradições gaúchas é o chimarrão. Foram os índios guaranis e caingangues que viviam em terras gaúchas que deram início a tradição, ainda no século XVI.


No Rio Grande do Sul, não se trata só de tomar o mate, mas de todo o ritual de preparo e consumo. A bebida é amarga e deve ser ingerida pelando de quente. Se você for convidado para uma roda de chimarrão, nada de sugerir uma mistura de açúcar ou frutas para suavizar o gosto, tudo bem?


Também não espere que o anfitrião te ofereça o primeiro gole. Após montar o mate na cuia, com a erva e água quente — que não pode ser fervida para não amargar ainda mais o chimarrão — é ele quem começa a degustar a bebida. Só depois ela é compartilhada com o restante da roda.

Não tire a bomba do lugar, nem chame de canudo. Não tenha nojo de dividir o mate com os demais. Lembre-se sempre de que este é um movimento cultural.


| Músicas típicas da região


Tão característico quanto o chimarrão são as músicas típicas da região. Além do ritmo, as letras apresentam a expressão mais pura do regionalismo. Contudo, ainda que contagiados pelo ritmo, quem é de fora do estado pode ter dificuldades para entender e interpretar as letras.


É o caso de Querência Amada, composta por Teixeirinha e eternizada nas vozes de Osvaldir e Carlos Magrão. A letra cita Chimangos e Maragatos, personalidades históricas e está recheada de palavras que só um gaúcho de alma e coração é capaz de traduzir.

Experimente colocar a música para tocar na presença de um gaúcho, certamente ele vai cantarolar — e as chances de se emocionar são grandes! Veja mais algumas dicas de bandas de música típica gaúcha que fazem sucesso por onde passam:

  • Mano Lima;

  • Gaúcho da Fronteira;

  • Garotos de Ouro;

  • Os Serranos;

  • Tchê Barbaridade;

  • Wilson Paim.


| Carne


É difícil encontrar um brasileiro que não reconhece o Rio Grande do Sul como a terra do churrasco. Para os gaúchos, assar uma carninha não é só uma simples refeição. Estamos falando de um evento, um momento de confraternização.


Mas a carne não é a queridinha dos gaúchos só em volta da churrasqueira. Porto Alegre é a capital com menor índice de vegetarianos no Brasil, e honra o título acrescentando carne em qualquer refeição.


Ao visitar o Rio Grande do Sul, fique atento: carne, para eles, só a vermelha. Ao pedir opções de um menu sem carne, pode ter certeza que você pode se deparar com frango, presunto, linguiça e outras proteínas de origem animal.


Seja no Dia do Gaúcho, seja em qualquer outra data, estar na companhia de gaúchos ouvindo sua música, degustando o churrasco e participando de uma roda de chimarrão é ter oportunidade de conviver com uma população orgulhosa da sua história, sua origem e suas características.


Você mora no Rio Grande do Sul ou está se preparando para conhecer o estado? Faça o cadastro no Clube Angelus para economizar ao desfrutar dos serviços da cidade.



27 visualizações