O que escrever na lápide?
top of page
  • Foto do escritorPlano Angelus

O que escrever na lápide?

Planejar as despedidas, apesar de não ser muito confortável, é necessário. Vários detalhes precisam ser resolvidos e se você não faz escolhas em vida, seus entes queridos decidem por você. Já parou para pensar, por exemplo, no que escrever na lápide?


Além de pensar no que escrever no próprio tumulo, essa dura missão pode ser designada a você na partida de alguém que ama. Continue a leitura para descobrir como escolher um epitáfio.

O que escrever na lápide?

| O que eu posso escrever no meu epitáfio?


Chamamos de lápides as estruturas do túmulo que trazem informações sobre a pessoa sepultada. No Brasil, costumam trazer o nome completo, a data de nascimento e do óbito, e o epitáfio — uma frase que homenageia quem está ali.


Não há nenhuma regra sobre o que escrever ou quem pode escrever o epitáfio. E nada impede que seja uma escolha sua, feita em vida.


Antigamente, o epitáfio era utilizado para descrever atos heroicos das pessoas da nobreza. Com o passar do tempo, se popularizou e é utilizado no mundo todo independente da classe social ou religião.


Sendo assim, você pode optar por:

  • Informar um trecho da sua biografia, revelando um papel desempenhado com maestria, como por exemplo, “Aqui jaz uma mãe dedicada” ou “Grande professor”;

  • Uma frase bíblica, como "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."2 Timóteo 4:7

  • Um poema, como o de Vinicius de Moraes: “Eu possa me dizer do amor (que tive) / Que não seja imortal posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure”.

  • Uma citação famosa;

  • Um agradecimento ou uma dedicatória;

  • Uma frase engraçada ou que seja a sua marca registrada

  • Um verso de uma música.


| Como registrar o meu epitáfio com antecedência?


No geral, todo o seu funeral pode ser planejado com antecedência com a contratação de um plano de assistência. As melhores empresas apresentam um contrato completo, estabelecendo a ornamentação, urnas, localização de capetas.


Em alguns casos, o associado pode escolher entre a cremação ou a locação trienal de jazigo. Mas os benefícios param por aí: a escolha e o pagamento do túmulo e da lápide, normalmente, ficam por conta do contratante — seus familiares ou responsáveis, caso não tenha acertado em vida.


Sendo assim, a melhor forma de garantir que o epitáfio desejado seja respeitado é deixar sua vontade registrada para pessoas de sua confiança, aqueles que provavelmente vão organizar seu funeral.


| O que escrever na lápide de outra pessoa?


Ter famílias, amigos, conviver e se relacionar com pessoas é o suficiente para que haja a probabilidade de ter que escolher o que escrever na lápide de um ente querido.


Escolher o epitáfio para alguém é mais do que ter uma grande responsabilidade: é uma forma de se despedir, demonstrar respeito, amor e honrar sua memória.


Se a você foi confiada essa missão, lembre-se das conquistas da pessoa, de como ela era em vida, das suas crenças e convicções. Não haverás erros se respeitar quem a pessoa foi e o que ela gostaria que estivesse escrito.


Portanto, você pode seguir as mesmas dicas dadas sobre o que escrever na sua lápide. Pode, ainda, deixar uma mensagem, como: sentirei saudades, eu te amei muito, você foi importante para mim.


Quando for definir o que escrever na lápide — seja a sua, seja a de um ente querido — lembre-se de que a mensagem será como uma tatuagem, gravada para a posteridade. Faça a sua escolha ou para quem você ama com muito carinho.


Aproveite que está aqui e confira o post que elaboramos sobre como serão seus últimos momentos.

bottom of page